Passaporte Brasileiro passa a valer 10 anos | Ds Câmbio e Vistos

Passaporte Brasileiro passa a valer 10 anos

Passaporte Brasileiro passa a valer 10 anos

Passaportes Brasileiros solicitados a partir do dia 06/07 passarão a valer 10 anos. O novo modelo foi apresentado pela Polícia Federal e pela Casa da Moeda. O passaporte com o dobro de validade dos anteriores também teve seu valor reajustado, passando de R$ 156,07 para R$ 257,25. O valor é 64,8% maior e não sofria reajustes desde 2006.

“É um ganho importante para a população porque podemos evitar as situações de acúmulo e de renovação sem perder o controle necessário na expedição desta documentação”, disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Quem possui o passaporte antigo pode utilizá-lo normalmente até seu vencimento. As novas regras de validade valem para passaportes comuns, oficiais e diplomáticos, e para as carteiras de matrícula consular.

O passaporte brasileiro com validade maior surgiu em 11/12/2014, quando foi publicado, junto a outras mudanças, no Diário Oficial da União através do  Decreto nº 8.374. Já nesta época estavam previstas melhorias nos elementos de segurança do novo passaporte, que agora conta com itens de segurança mais avançados. Um deles é o sistema de criptografia, que foi aprimorado.

O passaporte comum continua azul, mas a capa passa a possuir 5 estrelas representando a constelação do Cruzeiro do Sul, e a inscrição “Passaporte Mercosul” em letras amarelas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *