Passaporte para Cães e Gatos
Você sabia que seu animal de estimação também pode tirar passaporte? O documento não é obrigatório, mas pode facilitar a reunião de informações e ainda substituir certificado atual. Quer saber como fazer para tirar o passaporte para cães e gatos?
Passaporte para Cães e Gatos
O documento, emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pode substituir o Certificado Veterinário Internacional (CVI). Uma das vantagens do documento é a reunião de todas as informações em um único lugar. Além disso, o tempo de liberação do animal para o transporte é menor com o passaporte.
É preciso a inserção de um microchip no animal antes da retirada do passaporte. O proprietário do animal deve procurar um veterinário em estabelecimento especializado para o procedimento. Com o microchip, fica mais fácil identificar o animal em qualquer país. O objeto é pequeno, do tamanho de um grão de arroz, e fica sob a pele do animal.
Após a inserção do microchip, é preciso ir até as unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), que estão localizadas em aeroportos, portos e postos de fronteira nos estados.
No passaporte do animal, constam informações como nome e endereço do dono; descrição do animal contendo nome, foto, espécie, raça, pelagem, sexo e data de nascimento; número de identificação eletrônica que consta no microchip; dados de vacinação e exame clínico fornecidos pelo veterinário. O passaporte é válido por toda a vida do animal, sendo que as informações sanitárias devem ser validadas antes de cada viagem.
Para fazer o requerimento do passaporte, é necessário levar o animal, além de documento comprovando a aplicação do microchip, atestado de saúde e documentos de identificação e comprovante de residência do proprietário.
E você, deseja fazer um passaporte para o seu bichinho?